img

Sobre Nós

Chez L'ami Martin

Charme francês no Fashion Mall

Nossa História

O bistrô foi inaugurado no shopping Fashion Mall, em 2011. O ambiente é composto por uma varanda voltada para o terceiro piso do shopping, como um deck aconchegante, acompanhado do bar que funciona o dia inteiro servindo drinks charmosos e vinhos entre o almoço e o jantar. Ele é comandado pelo restauranter carioca Manoel Francisco, proprietário do local, em parceria com o famoso Chef Pierre Landry, responsável pela elaboração do cardápio parisiense. Para a criação do Bistro, O chef francês se inspirou nos bistrôs de bourgeoise parisienses, o cardápio tem a roupagem sofisticada. Além de opções para qualquer hora do dia — no almoço, com as tradicionais formules, para beliscar à tarde e para jantar — surpresas diárias são apresentadas à mesa como se faz na França, com o charme de um quadro negro escrito à mão, a l´ardoise. Hoje contamos com três casas no Rio de Janeiro: duas no Botafogo Praia Shopping, um pequeno café aconchegando no segundo piso do shopping, uma brasserie no sétimo piso, e o tradicional Bistro no Shopping Fashion Mall.

O cardápio começa com o couvert composto por baguete de campagne, manteiga com flor de sal, azeitonas, amêndoas temperadas e batatas fritas, acompanhados de maionese aioli e azeite extravirgem. Destaque entre as entradas, o souflê de queijo gruyère e parmesão trufado, servida em torrada da casa.

Carpaccios e saladas completam as opções de entrada, que se seguem por itens para beliscar. Neste capítulo, destaque para os ovos pochés com presunto Paris; a omelete feita com ovo orgânico e dois sanduíches que são campeões de audiência mundo a fora, o tradicional o croque-monsieur, servido com ovo pochê, e o hambúrguer coberto com brie e gruyère derretidos.

As massas, produzidas artesanalmente, são servidas com molho bolonhesa tradicional ou de tomate assado e servido com lingüiça italiana apimentada. Os raviólis ganham recheio de mussarela de búfala e manjericão e são servidos com molho de tomates frescos. O molho carbonara, sob a ótica do chef, tem como base creme leve de parmesão, pasta de funghi, bacon e champignons, e é servido com linguini.

Para quem gosta de risotos, cogumelos com azeite de trufas; legumes ou camarão são as opções criadas pelo chef. Atum, salmão e linguado são servidos grelhados ou assados, acompanhados de guarnições frescas como arroz basmati ao capim limão; vinagrete de limão confit ou parmantier de alho poró.

As carnes são o capítulo que melhor representa a culinária de Pierre. Seja a paleta de cordeiro ou a fraldinha assada por 3 horas, o preparo ao forno, com temperos à base de ervas frescas e especiarias, proporciona ao comensal receitas aconchegantes e saborosas, bem à moda da tão difundida comfort food. Entre as opções, peito de frango assado servido com wok de legumes da horta perfumados ao molho roti e ervas frescas; paillard de filé mignon com fettuccini ao molho de parmesão; e paleta de cordeiro assada com mix de especiarias argelinas e ervas frescas, servida com cuscuz de frutos secos, legumes de verão e molho de cordeiro à base de hortelã fresca.

Para fechar, sobremesas clássicas como o crème brûlée ganha toque especial de caramelo de banana d´água. A rabanada é feita de brioche e servida quente, com chantilly, sorvete de framboesa e calda de frutas vermelhas. “Os profiterolis ganham recheio de creme de avelã enquanto o petit gateau é feito com chocolate Calibaut 55% e servido com sorvete de gianduia”, finaliza o chef.

Sobre o Chef

img

Pierre Landry nasceu na Bretanha há 49 anos, e desde sua juventude ficou interessado pela arte culinária. Com 14 anos foi ajudar o tio na confeitaria da família. Aos 16 cursou a faculdade de gastronomia de St Anne em St Nazaire por três anos, onde obtive os diplomas de CAP e BEP de cozinha.

Após a sua formatura foi trabalhar com o chefe Jacques Guillo no Auberge Grand Maison * em Mur de Bretagne (Dep. 22). Em 1986 trabalhou no Moulin de Mougins *** com o chefe Roger Vergé. Em 1987 trabalhou no restaurante Paul Bocuse *** em Lyon (Dep.69). Em 1990 cursou o CEPHOR na câmera de comercio e turismo do Morbihan (Dep. 56), onde obtive o diploma de sub chef de cozinha, logo em seguida trabalhou na Irlanda para aperfeiçoar o inglês. Em 1991 subiu a Paris para trabalhar com Jacques Cagna**, em seguida trabalhou no Pavillon Montsouris. Em 1994 foi chamado para trabalhar em Nova York com o chef David Bouley, eleito restaurante Nº 1 de Nova York no guia “Zaggat Survey”.

Em 1997 chegou ao Brasil para chefiar o estrelado restaurante Le St Honoré *** sobe a pata do chefe Paul Bocuse. Em 2002 abriua sua empresa de consultoria e ministrou aulas de gastronomia na faculdade Estácio de Sá. Trabalhou como consultor nos restaurantes “Le Petit lieu, bistrô Joanne, Laguiole entre outros”. Em 2006 fechou o contrato com a Oceania onde trabalhou como chefe executivo em três navios de cruzeiro no período de um ano e seis meses. Em 2009 inaugurou o restaurante Mok no Leblon. Em 2011 trabalhou na casa de arte e cultura Julieta de Serpa permanecendo ate agosto de 2013.

Em 2018, assumiu o tradicional bistrô Chez L’ami Martin e Brasserie.

img

Faça sua reserva agora

Estrada da Gávea, 899 loja 304, São Conrado
Tel.: (21) 3322-2005 e 3322-2698
WhatsApp: (21) 9715-63322
Domingo à domingo reservas para o almoço até às 13h - Segunda à quinta reservas para o jantar até às 21h e sextas e sábados até as 20h
Aceita todos os cartões de crédito
80 lugares
Manobrista do shopping